Logo Jornal do Vinho

Quinta-feira, 09 de Setembro de 2010

Página inicial   |   Quem somos   |   Política Editorial   |   Entenda as seções   |   Fale conosco  

PUBLICIDADE

Principal

Ciência
Coluna Vínicas
Degustação
Entrevista
Especiais
Notícias
Saúde

Brasil

Estatísticas
História
Vale dos Vinhedos
Legislação
Safras
Vinícolas

Serviços

AOCs e DOCs
Estilos de vinho
Harmonização
Links
Termos técnicos
Uvas

PUBLICIDADE

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Vinhos e Vinhedos do Sul da França

VOCÊ ESTÁ NA VERSÃO ANTIGA DO SITE. TODOS OS TEXTOS FORAM TRANSFERIDOS PARA O NOVO SITE. CLIQUE AQUI E VÁ PARA O NOVO SITE

Principal>Saúde

Polifenóis contra o câncer?

Altas doses de composto do vinho tinto poderiam ser usadas para “matar de fome” os tumores, sugere estudo francês

Marcos Pivetta/www.jornaldovinho.com.br

Publicado em 30/10/2007


Saiu mais um estudo científico apontando possíveis benefícios dos polifenóis, compostos químicos naturalmente encontrados no vinho tinto, nas frutas, nos vegetais e no chá verde. Desta vez, os pesquisadores acreditam ter descoberto uma faceta da ação dos polifenóis que poderia ser explorada para evitar o aparecimento e o desenvolvimento do câncer, entre outras doenças, segundo estudo publicado na edição de novembro do The Faseb Journal, da Federation of American Societies for Experimental Biology.

De acordo com o trabalho, que testou a ação dos polifenóis do vinho tinto in vivo em ratos que haviam sofrido um tipo de isquemia, esses compostos podem tanto inibir como estimular a formação de vasos num organismo, processo tecnicamente chamado de angiogênese. Altas doses diárias de polifenóis – da ordem de 20 miligramas por quilo do paciente, mais ou menos o que está presente numa garrafa de vinho – seriam capazes de frear a formação de vasos enquanto baixas quantidades – 0.2 miligramas por quilo, equivalente ao que se encontra em menos de uma taça da bebida ou se obtém com uma dieta rica em frutas e vegetais – fomentariam a angiogênese. Portanto, em função da dose consumida, os polifenóis podem desempenhar efeitos totalmente contrários no que diz respeito à formação de vasos e ao estímulo da capilaridade sangüínea.

Lançando mão dessa dualidade, desse paradoxo dos polifenóis, os pesquisadores franceses acreditam que o maior ou menor consumo desses compostos pode ser uma forma de exercer algum controle sobre o processo de angiogênese e, assim, auxiliar no combate a doenças. “O uso dos polifenóis das plantas como uma ferramenta terapêutica apresenta importantes vantagens”, diz Daniel Henrion, do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e da Universidade de Angers, principal autor do estudo. "Esses compostos são seguros, têm baixo custo e podem ser obtidos em todo o canto do planeta."

No caso do câncer, a estratégia indicada seria a de ministrar altas doses do composto ao paciente e, dessa forma, inibir a formação dos vasos que alimentam os tumores. A procura por drogas capazes de “matar de fome” os cânceres é uma das linhas de pesquisa mais ativas em oncologia, infelizmente ainda sem resultados realmente animadores. Já no caso do tratamento de isquemias e problemas do coração, o procedimento indicado seria o contrário: receitar baixas doses de polifenóis, que em pequenas quantidades estimulam a vascularização, algo positivo para se minorar esses problemas de saúde.

É claro que muitos outros estudos terão de ser feitos para se comprovar os eventuais efeitos benefícios das altas doses de polifenóis contra o câncer. Antes que alguém comece a beber uma garrafa de vinho por dia na esperança de evitar ou tratar tumores, os cientistas avisam: ingerir essa quantidade da bebida cotidianamente não é saudável. Se grandes doses do composto realmente se mostrarem eficazes contra o câncer, os pesquisadores esperam criar uma pílula rica em polifenóis que poderia ser receitada para qualquer pessoa.

Siga o Jornal do Vinho no ou via     

enviar por email    imprimir    opine no blog do jornal do vinho

Antes de comprar, clique aqui e pesquise preços de vinho no Buscapé

Digite produto ou marca

fffffffffffffff

mASS

As filhas da Magdeleine Noire des Charentes

Os vinhos artesanais de Tormentas

Marqués de Tomares e Don Román

Espumantes nacionais

De olho no marketing e nos Bric

Aromas e sabores de um chef do interior

“É só questão de tempo até vermos o primeiro Bordeaux feito de Syrah”

Uma feira verde-amarela

A louca gangorra dos preços

To blend or not to blend

As uvas finas mais plantadas no RS

Três vinhos de supermercado

Um site para ler com moderação

Polifenóis contra o câncer?

Para beber logo

Resveratrol em alta

Pesquisar no JV



Anúncio provido pelo BuscaPé

  Página inicial  |   Quem somos    |   Política Editorial  |   Entenda as seções   |   Fale conosco


Jornal do Vinho © 2006-2009 Copyright MP Textos e Reportagens
É proibida a reprodução total ou parcial de textos e fotos sem a prévia autorização