JV

Adeus ao Cabernet californiano

Crítico Robert Parker não vai mais degustar pessoalmente os vinhos da Califórnia

Marcos Pivetta/www.jornaldovinho.com.br

07/02/2011

Os assinantes do site de Robert Parker foram informados por email na semana passada semana que o crítico americano não vai mais degustar regularmente os vinhos da Califórnia. Daqui pra frente, Parker vai concentrar seus esforços nas duas regiões de que mais gosta, Bordeaux e o Vale do Rhône. As notas para os vinhos californianos estarão a cargo de Antonio Galloni, um dos seis críticos-degustadores que trabalham para as versões impressa e eletrônica do Wine Advocate. Parker participará apenas de degustações especiais, provavelmente com safras antigas de rótulos californianos

Há quem interprete o anúncio como mais uma prova de que o Parker, com seu famoso sistema de notas até 100 pontos para vinhos, já não tem mais a mesma influência no mercado de vinho. Ele não teria se adaptado aos novos tempos, em que cada cada blogueiro é um crítico de vinhos em potencial, e sua voz já não é mais tão imporante. Essa é uma interpretação.  Outra é que ele está ficando velho mesmo (fara 64 anos em julho) e já não tem tanta disposição quanto antes para degustar vinhos de muitas regiões do mundo.

Para quem quiser ler um bom texto – em inglês e escrito no ano passado, antes, portanto, do anúncio de Parker – sobre a possível perda de influência de Parker no mundo do vinho, segue o link para o artigo de Elin McCoy na revista The World of Fine Wine. Elin é autora da biografia de Parker, O Imperador do Vinho.

Print Friendly, PDF & Email

One thought on “Adeus ao Cabernet californiano

  1. Silvia

    Nada contra o Robert Parker, nada mesmo.
    Mas ao ler a notícia me veio a cabeça uma música que a Elis Regina cantava: “Cai um Rei de Espadas, Cai um Rei de Ouros, Cai um Rei de Paus, cai não fica nada…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *