Jornal do Vinho

Jancis Robinson no YouTube

A Master of Wine inglesa coloca curso completo de cinco horas sobre vinhos de graça no popular site de vídeos

16/08/2009

Marcos Pivetta/www.jornaldovinho.com.br

Ok. Vai dar um pouco de trabalho ver as 5 horas da série Jancis Robinson’s Wine Course que a crítica inglesa fez para a BBC em 1995 fatiadas em cerca de 40 partes de cerca de 8 minutos, mas com certeza valerá a pena. Todos os dez programas da produção estão disponíveis de graça, a um clique de qualquer um, no canal de vídeo da Jancis no YouTube. O único empecilho é saber inglês. Cada episódio destaca uma das grandes uvas do planeta, como a Riesling ou a Pinot Noir.

Jancis escreveu em seu site no último dia 13 que a série, cujos DVDs originais ainda podem ser comprados na Amazon, não ficou muito datada e que seu temor (expresso nos tempos em que fez a série) de que o mundo viraria um grande vinhedo de Cabernet Sauvignon e Chardonnay felizmente não se materializou.

O americano Robert Parker pode (ainda) ser o crítico de vinhos mais poderoso da atualidade, o autoproclamado grande degustador da humanidade. Mas quem mais fez (e faz) pela disseminação da cultura do vinho no mundo são dois ingleses, Hugh Jonhson e Jancis Robinson,  autores de livros realmente indipensáveis para quem se interessa seriamente por vinhos. Espero que a história lhes faça justiça.

Coloquei abaixo a primeira parte do primeiro episódio da série como aperitivo para vocês. Aperitivo é, aliás, o título do episódio. A qualidade da imagem não é uma maravilha, mas é de graça. E não é material pirata. Tudo dentro da legalidade.

Atualização em 28/08/2009: Houve algum problema com relação aos direitos autorais da série e o YouTube retirou os episódios do ar. Culpa de um tal de Robert-Jan Vugts, da B-motion, que reivindicou os seus direitos. Quem viu, viu.

Nova atualização em 18/09/2009: Os vídeos da Jancis voltaram ao ar no You Tube.

Print Friendly, PDF & Email
Tagged on: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *