JV

Os sabores do Sul da França

Festival promove os vinhos e a gastronomia do Languedoc Rousillon em São Paulo, no Rio e em Belo Horizonte

Marcos Pivetta/www.jornaldovinho.com.br

02/10/2008

No Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte, começa hoje e vai até o dia 12 o II Festival Sabores do Sul da França, destinado a promover os vinhos e a gastronomia do Languedoc Roussillon. O evento é organizado pela Sud de France, marca criada para difundir os produtos da região. Cerca de 180 estabelecimentos, entre restaurantes, empórios, importadores de vinhos e supermercados participam da iniciativa.

Haverá feiras de vinhos (com mais de 70 rótulos de 18 importadoras) nas três capitais que participam do festival: em Belo Horizonte, no dia 4, das 17h às 22h no Hotel Mercure (Avenida do Contorno, 7.315 – Lourdes); no Rio, no dia 7, das 16h às 21h no Hotel Sheraton (Avenida Niemeyer, 121 – Leblon); e em São Paulo, no dia 8, das 16h às 21h, no Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 – Consolação).

Ainda no Sheraton do Rio de Janeiro, haverá no dia 6 o Primeiro Concurso ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) de Vinhos do Sul da França, no qual serão escolhidos os melhores rótulos da região à venda no Brasil em duas categorias distintas: vinhos que custam até R$30,00 e vinhos sem limite de preço. Em São Paulo, às 19h do dia 9, ocorre também uma degustação vertical dos melhores vinhos do Languedoc Roussilon na loja Le Tire Bouchon (Rua Barão de Tatuí, 285 – Santa Cecília). O custo da degustação é R$ 20,00.

Nos 120 restaurantes que participam do festival serão servidos menus harmonizados com vinhos do Languedoc. No Hotel Sofitel, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo, haverá um festival próprio com a presença do chef Pascal Borell do restaurante Maison du Terroir, situado em Maury, onde se faz um vinho um conhecido vinho fortificado. Pascal já recebeu uma estrela no Guia Michelin.

Mais detalhes sobre o festival no blog Vinhos e Vinhedos do Sul da França, do Rogerio Rebouças, brasileiro que vive no Languedoc e está envolvido com a iniciativa.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *