Jornal do Vinho

Quanto custa: Casillero del Diablo Merlot

Numa comparação entre dez países, o preço do vinho chileno no Brasil foi o segundo caro, entre 18 e 21 dólares

Marcos Pivetta/www.jornaldovinho.com.br

28/08/2010

Como se sabe, o preço dos vinhos no Brasil está entre os mais elevados do mundo. Altos impostos, gordas margens de lucro dos vendodores, ignorância do consumidor médio — tudo isso e outras coisas mais fazem do vinho, praticamente qualquer vinho, um produto caríssimo em nossas terras.

Para ajudar o consumidor a saber se está pagando muito mais do que vale um vinho, vou publicar com mais frequência comparativos de preços. Vou usar a versão gratuita do site de buscas Wine-Searcher para dar uma ideia ao leitor dos valores cobrados mundo afora.  Ninguém tem a pretensão de achar o preço exato do vinho em cada canto do planeta. O objetivo é mostrar apenas a faixa de preço em que o produto se encontra em variados mercados.

Aqui vai o primeiro comparativo com um vinho  que muitos brasileiros conhecem: o chileno Casillero del Diablo Merlot.  Não procurei por nenhuma safra específica, pois o preço desse tipo de vinho, feito em grandes quantidades,  não varia em função do ano da colheita. O Brasil, como temia, foi mal na comparação. Ficou em penúltimo lugar, com preços quase chineses:

Preços cobrados em dólares (cotação feita hoje no Wine Searcher):

Chile: 6,92 a 7,90
França: 6,98
Holanda: 7,61
Reino Unido: 7,64
Alemanha: 7,99 a 10,10
Estados Unidos: 7,99 a 13,99
Canadá: 10,89 a 16,06
Rússia: 15
Brasil: 17,92 a 21,20
China: 22,36 a 24,8

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *