JV

Uma prova de Beaujolais Nouveau orgânico. Em Paris

Em 19 de novembro, dia em que o controvertido vinho será mundialmente lançado, professores e estudantes de geografia da Sorbonne promovem degustação-protesto com os primeiros tintos da safra 2009

Marcos Pivetta/www.jornaldovinho.com.br

15/09/2009

A Geofood, uma associação de professores de geografia e estudantes de mestrado dessa disciplina da prestigiosa Universidade Sorbonne (Paris 4) que adoram a gastronomia e os vinhos, promove na capital francesa na noite do próximo dia 19 de novembro uma degustação inusitada: uma prova de exemplares orgânicos de Beaujolais Nouveau da safra 2009, ou, como os franceses gostam de dizer, oriundos da agricultura biológica.  Marcado para o dia em que o ligeiríssimo tinto será lançado mundialmente, o evento será uma espécie de protesto a favor da cultura do vinho e contra o gosto artificial de banana impingido à Gamay em muito rótulos de Beaujolais Nouveau, segundo site de La Revue du Vin de France.

Os organizadores da prova brigam pelo direito de exercício da liberdade de degustação nas universidades francesas. O panfleto distribuído pelo pessoal da Geofood explicita a reivindicação central dos ativistas do vinho:  “Chega da proibição! Senhores governantes, os senhores querem colocar em perigo essa maravilhosa civilização do vinho que tanto deu à nossa cultura francesa sob o pretexto de que o vinho seria uma bebida alcoólica?  Queremos que sejam autorizadas e organizadas degustações em todas as universidades e nas grandes escolas para ajudar os jovens a reencontrar esse patrimônio vivo do vinho.”  A degustação-protesto será às 19h30 na Place de la Bourse, no segundo arrondissement (distrito) de Paris, que é dominado pelos verdes franceses. Produtores orgânicos do mais famoso e  controverso tinto do Beaujolais também deverão participar da prova. Mais informações pelo email geofood.sorbonne@gmail.com.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *